Dia Mundial do Rock: 25 anos

image          Aumente o som! O Dia Mundial do Rock chegou: 13 de julho.

E se você é amante da guitarra, tem mesmo motivos para estar em clima de festa. A data comemorativa completa 25 anos em 2010. Flor da idade. Ainda mais para quem gosta do estilo musical caracterizado pela rebeldia…

Rebeldia consciente! É verdade. Pelo menos é o que revela a história do Dia do Rock. Um sujeito chamado Bob Geldof, vocalista da banda Boomtown Rats, promoveu em 1985 o Live Aid. As motivações não eram só artísticas, mas também sociais.

O concerto beneficente em prol de vítimas da fome na Etiópia, na África, agitou Londres, na Inglaterra, e a Filadélfia, nos Estados Unidos, simultaneamente. Era 13 de julho. De lá  para cá, a data ficou consagrada em todo o mundo. Entre as atrações do primeiro festival estavam BB King, Phil Collins, Dire Straits, Queen, David Bowie, Black Sabbath e U2.

Além dos fundos arrecadados, o concerto também produziu a música Do They Know It’s Christmas Time at Al. A composição e execução reunia cantores do pop inglês dos anos 80, como Sting, Boy George e Simon LeBon (do Duran Duran).

EVOLUÇÃO – Em 2005,o festival recebeu o nome de Live 8 e aconteceu nos países integrantes do G-8 – principais economias do planeta – e na África do Sul. Reivindicava que os países credores perdoassem a dívida dos africanos afetados pela fome. Marcaram presença REM, Paul McCartney, Pink Floyd, Coldplay, Elton John e Bon Jovi.

Parabéns aos roqueiros!

No seu dia, o Portal novohamburgo.org dedica uma homenagem aos roqueiros de plantão. Representado em dois grandes nomes do Rock, um internacional e um nacional, traz um pouco de nostalgia. Trata-se de, ninguém mais, ninguém menos, do que Rolling Stones, com It’s Only Rock ‘n Roll (But I Like It) – É só Rock’n Roll (Mas eu gosto). Para os que preferem a música brasileira, Cazuza, acompanhado de Gal Costa em Brasil, provando que o estilo é capaz de promover uma efervescência artística incomparável.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: