Nossas convicções determinam nosso Sucesso

Quando você tem certeza de alguma coisa,  um sentimento profundo de certeza em relação a algo então, você tem uma convicção.
Nossas convicções representam, de fato a força que determina se vamos alcançar determinado objetivo, se desistiremos no meio do caminho ou sequer cogitaremos a possibilidade de chegar a algum lugar. Nossas convicções é que determinam, em nossa mente, até onde podemos ir.
A nossa identidade é formada com base nas nossas convicções sobre o que somos capazes ou não de fazer e o nosso senso de certeza sobre quem somos cria as fronteiras e os limites dentro dos quais vivemos.

Se eu formei uma convicção de que tenho dificuldades de aprendizagem (seja porque minha professora do primeiro ano me fez pensar assim, seja porque meus pais me comparavam com meu irmão) jamais eu pensarei em fazer um mestrado ou doutorado, nunca eu vou me inscrever em um concurso de perguntas e respostas. Essa convicção vai limitar meus resultados, vai limitar minhas oportunidades, vai limitar a minha vida.
Mas, se eu tenho certeza que sou inteligente, este senso de certeza vai despertar em mim recursos que vão me levar a resultados inteligentes.
Desta forma, vamos construindo nossas vidas com base no que nós acreditamos sobre nossas capacidades para alcançar ou não o sucesso.

FORMANDO CONVICÇÕES
A maioria das nossas convicções são formadas enquanto ainda somos crianças, neste período os adultos são como deuses para nós, ainda não temos senso crítico, tudo que nossos pais, professores e ídolos nos falam é aceito porque não temos referências, não temos base para reflexões, questionamentos ou argumentos.
Mesmo adultos, ainda formamos convicções por falta de referências ou argumentos, mas na maioria das vezes isso acontece pela forma inconsciente com que agimos. Vamos absorvendo informações que sem questionamento vão se tornando convicções e seguem nos restringindo nos diferentes segmentos da nossa carreira e da nossa vida pessoal. Nosso cérebro vai trabalhando no piloto automático, recebendo informações, que sem critérios de filtragem, acomodam-se e aos poucos vão formando novas convicções.
Convicções limitadoras agem como uma barreira às oportunidades. Se eu acredito que sou um fracasso, minha percepção às oportunidades estará seriamente comprometida.

TRANSFORMANDO CONVICÇÕES
Uma forma eficaz para transformar uma convicção é a “dúvida”. Crie dúvida, questione as suas convicções negativas.
Se você olhar para trás, vai perceber que havia coisas em que você acreditava firmemente, defendia, brigava por elas e que hoje não apresentam mais crédito para você. Por que? Algo aconteceu que o fez duvidar, talvez uma nova experiência, talvez um exemplo contrário.

Se você tiver um senso de certeza muito forte, pode ser que tenha que questioná-lo inúmeras vezes até transformá-lo, porque quando você questiona alguma coisa com bastante insistênica acabará por duvidar. É válido aplicar a “dúvida” sobre qualquer convicção limitadora que você tenha a respeito de si mesmo.
Algumas pessoas dizem que tem que ser realistas, esteja certo de que a sua realidade é formada por suas convicções e não o contrário. Se hoje o seu mundo ainda é restrito, se você tem dificuldade de ampliar o seu universo é porque você desenvolveu um sentimento de certeza sobre isso. No momento atual, não importam as origens desse senso de certeza, se ele se originou por excesso de rigor ou por falta de horizonte, o que importa é que você pode transformá-lo e não será apegando-se a uma realidade criada por convicções limitadoras que você vai conseguir.
É certo que muitas pessoas já nascem com algumas restrições afetivas, financeiras e físicas. Mas não podemos esquecer que muitas dessas pessoas a despeito de qualquer restrição conseguiram crescer e fazer a diferença para a humanidade. Elas se negaram a ser “realistas” e apostaram num potencial interior ilimitado.
Logo, Pergunte-se:

  • Como eu adquiri essa convicção?
  • A pessoa que me passou essa convicção é expert nessa área?
  • Essa convicção é absurda?
  • Essa convicção pode me ajudar?
  • Essa convicção pode me prejudicar?

Questione, crie dúvida e transforme todas as convicções que limitam a sua vida. Ao persistir nos questionamentos você vai perceber que as coisas ligadas às convicções questionadas começarão a mudar. Celebre cada mudança e aproveite a oportunidade para criar convicções fortalecedoras sobre você mesmo. Amplie seus limites, este é o mais poderoso recurso para alcançar o sucesso.

Deixe uma resposta

