Presidente da Associação de Jovens de Encruzilhada é Aprovado no vestibular da UESB

image Em entrevista ao blog do Ronny, o presidente da Associação de Jovens de Encruzilhada Azenilton Prado  fala sobre os desafios enfrentados até passar no vestibular.

Confira a entrevista:

Blog – Em primeiro lugar gostaríamos de parabenizá-lo pela conquista e dizer que a equipe do blog fica feliz em saber que jovens de nossa cidade estão conseguindo ingressar no Ensino Superior. Mas conte-nos um pouco de sua história estudantil.

Azenilton – Vou fazer um apanhado breve. Nunca fui um excelente aluno, até mesmo pelas dificuldades e pelos bullying que sofria o que me deixava acanhado e isso refletia nas provas. Ainda criança era revoltado com os estudos e não gostava de ir pra escola e dei muito trabalho para meus pais e mia tia (Lia). Só vi me interessar realmente pelos estudos depois de repetir por três vezes a 5ª série do ensino fundamental. Depois passei no CEFET para estudar o ensino médio, mas terminei concluindo mesmo foi em Ibicuí no CMSP (Colégio Municipal São Pedro). Onde fui eleito presidente do Grêmio Estudantil.

B – Qual foi a maior dificuldade que você encontrou até passar no vestibular?

Azenilton – olha se fosse para enumerá-las com certeza seriam muitas, mas prefiro ficar com apenas uma. A Escola pública, essa com certeza foi a maior dificuldade por dois motivos: primeiro o ensino irregular e segundo professores muitas vezes mal remunerados o que gera conseqüentemente o desinteresse do mesmo de transmitir ou de se empenhar no aprendizado do aluno. Essa sem duvida foi a principal dificuldade.

BO que você fez pra superar essas disparidades no aprendizado?

Azenilton – a receita não é simples, tão pouco exata. Mas acredito que você começa equiparar ou nivelar seus conhecimentos com um aluno de uma escola privada, por exemplo, através da leitura. O habito de ler gera conhecimento e isso lhe qualifica, mas tem danos irreparáveis que só o tempo pode ser capaz de diminuir.

BQuantos vestibulares você prestou e quais foram as áreas?

Azenilton – Conclui meu ensino médio em 2002, não me sentia preparado. Em 2003 tentei pela primeira vez. Sempre tentei pra Direito um sonho antigo (passivo de realizado) e apesar de ter pontuações boas não consegui passar. Nos primeiros vestibulares que prestei fui eliminado em redação. Ao todo acho que foram umas cinco tentativas sem sucesso e agora na sexta que passei.

BO que levou você a mudar de curso nesse ultimo vestibular e se administração é uma área que pretende atuar?

Azenilton- essa pergunta é boa. Não tinha obsessão por direito. Mas uma admiração pelo curso e isso continua. Nesse vestibular fiz pra administração e passei. Vou sim, concluindo o curso atuar nas suas diversas áreas.

B– Você acha que o fato do seu irmão (Lucas) ter passado recentemente no vestibular lhe motivou ainda mais?

Azenilton – ah com certeza. Sempre me expirei no sucesso dos outros e em suas experiências e vindo de sangue é melhor ainda. Passar no vestibular pra quem tem esse sonho é uma sensação única na vida e a vitória do meu irmão só me fez acreditar mais que sonhos são possíveis e podem sim ser reais.

B – E como conciliar estudo e trabalho?

Azenilton – com certeza vai requerer um esforço maior e também maior vontade. Porém preciso do trabalho para poder prossegui nos estudos, mas a rotina realmente é cansativa. Mas dá pra conciliar sim.

B- Você acha o sistema de cotas justo?

Azenilton – acho sim. É um pouco complicado, são três tipos de cotas (social, racial e adicional), mas é justo exatamente porque nivela a disputa. E isso deixa o processo mais humano se é que isso é possível.

B– O que você diz para as pessoas que ainda não ingressaram na Faculdade e que tem esse sonho?

Azenilton – é preciso ter paciência, mas pressa pra aprender, não se acomodar. A paciência é fundamental para o reconhecimento das limitações, reconhecer que não sabe determinada coisa e procura aprende-la. Disciplinar horários para que possa ter uma boa grade de estudos. Mas sobretudo o desafio, “desafia-te a te mesmo”, se incomode com a situação, esteja grávido de sonhos e permanentemente incomodados e você vai gerar sua vitória, conseguindo seus objetivos. Porque só vence que luta isso é o que realmente importa.

3 respostas para Presidente da Associação de Jovens de Encruzilhada é Aprovado no vestibular da UESB

  1. Sandy P. Costa disse:

    Sucesso!!!
    Acredito que ainda será pouco a desejar-lhe…
    Entre inúmeros outros, Azenilton foi um de meus colegas de escola e amigo de moementos. Felicito-o nessa nova etapa de sua vida e torço para que os jovens locais o acompanhem nessa ” empreitada estudantil”.
    Atenciosamente;

  2. silvino ferraz das virgens disse:

    Nada melhor duque ver um filho da terra se projetando no futuro, e melhor ainda saber e ter certeza que de certa forma contribui tambem para tal fato, e pode ter certeza meu caro (rolk) Azenilton no meu conceito voce foi e sera um modelo de exemplo para tantos outros. Lembre e nunca esqueça que voce é um sabio. “Vencer não é facil, mais dificil ainda é perder e ter que justificar o erro, mas desistir NUNCA”.
    Felicidades na sua nova jornada.
    abraços
    silvino ferraz das virgens

  3. JADIEL OLIVEIRA disse:

    parabens azenilton vc merece.isto mostra o quanto precisamos valorizar a educaçao de nossa cidade e esperamos mais investimentos na educaçao ; parabens e muito sussesso

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: