PEAMSS encerra as atividades em Encruzilhada

A equipe local estará apresentando os trabalhos realizados no município.

O projeto de Educação Ambiental e Mobilização Social em Saneamento PEAMSS, realiza hoje o seu seminário de encerramento, o evento  acontecerá no salão paroquial, nesta sexta feira (7 ) de janeiro a partir das 17:30h.

Na oportunidade receberemos representantes da EMBASA, SEDUR, UNEB, Prefeitura, Poder legislativo, judiciário e GAPEAMSS.

O seminário de encerramento do projeto traz a síntese do que foi construído pelo GAPEAMSS e pela equipe local junto à comunidade. A preocupação foi o foco na continuidade do que foi iniciado dentro do PEAMSS, principalmente o acompanhamento dos planos municipais de saneamento pela sociedade civil. De acordo com a lei 11.445/07, todos os municípios brasileiros devem elaborar esses planos, até 2013, para organizar ações envolvendo abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de águas pluviais e resíduos sólidos. Ocorre que a elaboração desse plano começa pelas prefeituras e deve ter a participação da população – e a grande contribuição do PEAMSS foi trazer subsídios para incentivar esse planejamento participativo.

Incentivo a criação de organizações da sociedade civil, produção de programas de rádio com a temática socioambiental e comunidades “de olho” nas ações locais que envolvem saneamento básico. Estes são alguns dos primeiros resultados do Projeto de Educação Ambiental e Mobilização Social em Saneamento (PEAMSS), que está encerrando suas atividades em 13 municípios da Bahia.
O projeto começou em março deste ano, por iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Urbano/Empresa Baiana de Águas e Saneamento (SEDUR/EMBASA), em parceria com a Fundação Juazeirense para o Desenvolvimento Científico, Tecnológico, Econômico, Sócio-cultural e Ambiental (FUNDESF), em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB).
Durante o ano de 2.010, houve oficinas com temas como legislação ambiental, saneamento, comunicação comunitária – educomunicação, tecnologias sustentáveis (permacultura) e ações de mobilização em escolas e outros espaços em cada um dos 13 municípios, onde uma equipe local incentivou atividades junto ao um grupo de acompanhamento do projeto, o GAPEAMSS.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: